- Use produtos específicos para seu tipo de cabelo e fuja dos que contêm sal ou lauril sulfato de sódio (veja o artigo Decifrando os Rótulos).
- Lembre-se disso: a quantidade de espuma que um shampoo faz não é indicador de qualidade. Pelo contrário! Isso pode causar ressecamento dos fios.
- Ao lavar os cabelos, coloque um pouco de shampoo na palma da mão e esfregue uma mão na outra, aplicando o produto de forma homogênea nos cabelos. Nunca use as unhas no couro cabeludo, e sim a ponta dos dedos.
- Para evitar cabelos quebradiços e indefinidos, desembarace-os com a ajuda dos dedos ou com pentes largos, começando pelas pontas e indo em direção à raiz.
- Nunca use escova.
- Assuma os cachos! Fazer chapinha, relaxamentos ou alisamentos sucessivos estraga o cabelo.
- Não toque no cabelo enquanto ele estiver secando, pois isso aumenta o frizz.
- Deixe-o secar ao natural ou use um difusor
- Use shampoo anti-resíduos quinzenalmente ou uma vez por mês, sempre seguido de uma hidratação profunda.
- Utilize toalha de papel ou toalha de microfibra para tirar o excesso de água (técnica plopping). A toalha comum, de algodão, provoca frizz e impede a definição correta dos cachos.
- Faça o último enxágüe do banho com água fria. Seu cabelo ficará mais brilhante.
- Na hora de dormir, amarre o cabelo no topo da cabeça ou estenda-o solto sobre o travesseiro, para evitar que ele amasse ou embarace.
- Também evite dormir com os cabelos molhados, pois, além do risco de ganhar um resfriado, isso ainda facilita o aparecimento de fungos que podem desencadear doenças no couro cabeludo.
- Hidratar, hidratar e hidratar! Essa é chave de um cabelo bonito e que vai te render muitos elogios!
- De olho no prato, hein! Uma alimentação balanceada favorece a beleza da pele e dos fios. Verduras, frutas e legumes possuem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Evite exagerar o consumo de gordura e açúcar.
Sabemos que colocar todas essas dicas em prática é difícil. Portanto, comece fazendo as mais fáceis para você. Mude pequenos hábitos e, com o tempo, vá incorporando outras dessas dicas ao seu dia-a-dia. Faça tudo com paciência e respeitando seu ritmo; mas faça.
Seus cachos agradecerão, ficando mais saudáveis e te deixando ainda mais linda!
Texto original: Ana Julia
Edição e adaptação: Giovanni Gigliozzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário