terça-feira, 26 de maio de 2009
cabelos cacheados:dicas
A característica dos cabelos secos é que os fios são arrepiados, facilidade para pontas duplas e parecem sempre estar armados. Apresentam pouca oleosidade sobre os fios, que é normal em qualquer cabelo, ficando mais frágeis, quebradiços e difíceis de pentear.
São diversos fatores que tornam o cabelo seco: a região onde você mora, por exemplo, se for na praia, a tendência é ter o cabelo mais seco em virtude da maresia, em lugares onde a água é mais clorada, mudanças bruscas de vida sócio-econômica, traumas psicológicos, cirurgias, e o mais comum, a falta de cuidados com cortes e hidratações.
Um dos cuidados dos cabelos secos é a alimentação, com a ingestão de muita água, fundamental para repor o manto hidrolipídico. Quanto aos cuidados diretos com o cabelo,após o banho, pentei-os com o auxílio de restauradores para não quebrar os fios. Evite, também, amarrá-los em excesso e com prendedores agressivos, como elásticos sem proteção.
Evite o uso de gel pois o mesmo pode conter em sua fórmula substâncias derivadas do álcool, o que aumenta o ressecamento.
Separei alguns produtos que podem facilitar este tratamento:
Linha Klerix Effects Regener: uma linha com concentrado de ativos que mantém a hidratação natural dos fios, e preenche as fissuras deixando-os mais resistentes a quebra durante o pentear e escovação. São 4 produtos especialmente elaborados para regenerar os fios do cabelo atuando de forma intensiva em cada aplicação.
Proporcionam hidratação intensa e prolongada, brilho, maciez e toque acetinado. Contém os ingredientes ativos: Lanolina – Característica Emoliente; Colágeno – Formador de Filme Protetor, Queratina – Reparador da Cutícula Capilar. Cada produto tem sua finalidade, ou seja, o resultado não é acumulativo, podendo ser usado tudo de uma vez. São eles: xampu, condicionador, creme hidratante de pentear e máscara de tratamento.
Keragen Expert Fortalecedor – Danificados e Ressecados S.O.S Intenso da KertA linha Fortalecedora trata os fios danificados e ressecados, devido a sua fórmula que alia queratina (reestrutura e hidrata) e pro-vitamina B5 . Esta vitamina é o elemento essencial para manter vivo o folículo capilar e estimular sua proliferação, e é muito usada por prevenir o ressecamento dos fios e couro cabeludo, suaviza, condiciona a cutícula sem deixar resíduo e repara os danos causados por tratamentos químicos. Ainda, reduz a formação de pontas duplas, aumenta a espessura e penetra na fibra capilar.
Revitrat Resistance da Dermage, uma linha de tratamento que promove ação protetora, fortificante e nutritiva aos cabelos. É indicada para o fortalecimento dos cabelos frágeis e quebradiços, e para a restauração dos fios danificados por processos químicos (tinturas, permanentes, alisamentos e reflexos) e agressões externas (sol, vento e poluição), aumentando a resistência, força e proteção. Ainda, equilibra o teor de água, a distribuição de cargas elétricas e a hidratação dos fios
Além destes produtos regulares para o cabelo secos, é indicado também as hidratações profundas e as reconstruções capilares à base de cremes que vão atuar dentro do fio, além de cicatrizar as cutículas. A formulação destes produtos possui queratina e colágeno hidrolisado, que têm a função de cicatrizar, hidratar, dar emoliência e maciez ao cabelo. Se você nunca fez este tipo de tratamento, o ideal é começar a fazê-lo uma vez por semana e em seguida, a cada 20 dias, para manutenção.
http://www.modaparausar.com/2008/04/12/como-entender-e-cuidar-dos-cabelos-secos/
Todos os tipo de cabelos:como deichalos brilhosos!
Oleosos, crespos, com coloração,ressecado … Não importa! Sabendo quais cuidados tomar no dia a dia qualquer tipo de cabelo ganha brilho e viço e fica maravilhoso !!!
Cuidados com os cabelos tingidos:
Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Na verdade, a maioria das tintas profissionais de boa qualidade fazem bem aos cabelos. Elas tratam e dão brilho. ‘O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar’
Como cuidar dos cabelos Mistos :
Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e use condicionador apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento, nas pontas. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar o aspecto ‘triângulo’. Serum é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super-dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu-seco, que disfarça a oleosidade.
Como cuidar dos cabelos crespos :
Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pont’s e nunca se esqueça do leave-in, em creme ou spray! Só não pode exagerar. ‘O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado’.
Como cuidar corretamente dos cabelos secos e muito ressecados:
Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes de boa qualidade sempre, duas vezes por semana é fundamental, ajudam no tratamento dos fios danificados.evite calor ,secador,chapinha e outros durante o tratamento de recuperação.
Como cuidar corretamente dos cabelos cacheados:
Tem cachos? Então precisa de um ritual especial de lavagem. De preferência, alterne os dias para preservar a umidade dos fios. Hidratação é superimportante para esse tipo de cabelo, que tem fios frágeis e secos. Por isso, prefira os xampus hidratantes. Máscaras de hidratação também são ótimas aliadas para os cacheados. Leave-in sempre apos a lavar os cabelos, de preferência com ativador de cachos, garante a definição das ondas. ‘Prefira secá-los ao natural ou com difusor usando o ultimo jato frio para soltar o brilho, que não tira o efeito natural.
Como cuidar corretamente dos cabelos relaxados e alisados :
Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidados superespeciais. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.’
Como cuidar corretamente dos cabelos oleosos:
Raiz muito oleosa tem de ser lavada diariamente. Máscaras aplicadas diretamente no couro cabeludo são ótima opção para aplacar o óleo. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. ‘Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça’, passar as mãos nos cabelos depois de secos ,são expressamente proibidas porque aumentam a oleosidade.
http://dicasdebelezadapagi.blogspot.com/2009/06/dicas-para-ter-cabelos-bonitos-bonitos.html
O cabelo e a auto estima!
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1471
terça-feira, 19 de maio de 2009
caspas seborréia e oleosidade
"Caspa, seborréia e oleosidade são a mesma coisa. Há um aumento da produção de óleo pela glândula sebácea e conseqüente descamação do couro cabeludo, o que gera os floquinhos caídos na roupa", diz o tricologista e diretor médico do Instituto do Cabelo, Luciano Barsanti.
O excesso de oleosidade causa, além da descamação, o risco da proliferação de fungos, que piora a caspa. "Os fungos são um agravante e tornam a caspa um problema crônico. Além deles, estresse, alimentação inadequada, com a ingestão de muito açúcar e gordura animal, e água quente durante o banho desencadeiam o problema de quem já tem a genética favorável ao couro cabeludo oleoso", diz o tricologista.
Não adianta correr para uma loja de xampus e procurar versões especiais para combater a caspa. "OS xampus disponíveis ressecam o couro cabeludo e estimulam a produção de mais óleo. Isso cria um círculo vicioso", alerta o médico.
A chave do sucesso no tratamento está em conseguir uma sebo-regulagem, ou seja, controlar a produção do óleo do couro cabeludo para acabar com a caspa através da análise de um especialista, que vai fazer exames para diagnosticar as causas e a possibilidade da presença de fungos.
"O médico faz dois exames e, a partir dai, determina o tratamento. Se não há fungos, é feito um peeling no couro cabeludo, aplicação de soluções tópicas e o uso do laser, novidade no tratamento contra a caspa porque desinflama a área. Se os fungos estão presentes, além deste tratamento, é feito o uso de fungicidas", diz o médico.
Uma das conseqüências mais indesejáveis da caspa é inflamação do couro cabeludo, a dermatite seborréica, que traz coceira e a temida queda de cabelos. Já imaginou perder seus preciosos fios por causa da oleosidade do cabelo não controlada? O negócio é procurar a ajuda de um profissional se notar que a caspa está se tornando um problema constante.
http://www.oficinadamoda.com.br/moda/dicas_de_moda/cabelos/combata_a_caspa_de_uma_vez_por_todas.html
segunda-feira, 18 de maio de 2009
dicas para o cuidado diário
- Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
- Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
- Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
- Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
- A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
- Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.
cabelos expostos ao sol
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.
danos aos cabelos
Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.
seborréia e suas causas
A seborréia, também conhecida como dermatite seborréica é uma doença crônica que se dá na superfície da pele. As partes do corpo mais comumente afetadas são o couro cabeludo, a face, peito, costas e região pubiana. A seborréia é a forma oleosa da caspa, que também pode ser seca.
As possíveis causas são fungos como o pityrosporum ovale que é mais propenso nas áreas com muitos pêlos do corpo, fatores hormonais e alimentação errada, com excesso de gordura, doce ou álcool. O stress também é um possível fator para o aparecimento da caspa. Mudanças bruscas de temperatura também podem agravar o quadro.